Parafuso Espanado

Como remover um parafuso espanado?

Confira as dicas que separamos para você sair desse perrengue.

Use um elástico

Antes de perder a cabeça, faça o seguinte: coloque um elástico sobre o parafuso, insira com firmeza a ponta da sua Chave de Fenda ou Philips e tente desrosquear o parafuso lentamente.

Caso não tenha um elástico, substitua-o por um pouco de lã de aço ou até mesmo por um pedaço da superfície áspera da esponja de cozinha.

imagem de um alicate tentando desparafusar um parafuso preso

Use um alicate

Se o parafuso espanado não estiver totalmente “enterrado”, você pode retirá-lo com a ajuda de um alicate. Procure por um ponto de contato forte, pressione o alicate com firmeza e gire o parafuso até que ele seja completamente removido.

imagem da ponta de uma chave de fenda e um parafuso cabeça tipo estrela

Troque de chave

Caso o parafuso espanado tenha a cabeça do tipo Philips (estrela), é possível tentar removê-lo utilizando uma Chave de Fenda Lisa.

Introduza a ferramenta na cabeça do parafuso e gire com força. Para aumentar sua chance de sucesso, combine essa estratégia com o método do elástico.

imagem de uma mão segurando uma chave e com a outra batendo um martelo em sua base para criar aderência com a cabeça do parafuso

Use um martelo

Com um martelo, bata a Chave de Fenda ou Philips diretamente na cabeça do parafuso.

Este movimento pode garantir a aderência que você precisa para girar o parafuso espanado e removê-lo.

imagem de uma furadeira sendo usada em um parafuso que está espanado

Use a furadeira

Nenhuma das sugestões acima funcionou? Não se preocupe, ainda existe uma última
alternativa.

Com uma furadeira, faça um pequeno buraco no parafuso espanado. Dessa forma, é possível fazer com que a Chave de Fenda penetre mais profundamente no parafuso para obter uma aderência maior.

Mas atenção, utilize uma broca própria para metais e tome cuidado para não exagerar na
perfuração. Caso contrário, a cabeça do parafuso pode não suportar e quebrar, piorando ainda mais o seu problema inicial.

Esperamos que você tenha gostado das dicas! Para essas e muito mais, nos sigam nas redes sociais e acompanhem o nosso blog. Para colocar a mão na massa, nosso catálogo tem diversos equipamentos para locação.

Siga-nos:

VAMOS CONSTRUIR ALGO JUNTOS!