Dicas de ferramentas

Você sabe há diferença entre furadeira e parafusadeira?

Além das funções básicas, vamos explicar para você se realmente existem diferenças, o que esperar de cada uma das ferramentas e como aproveitar ao máximo suas funcionalidades.

imagem com duas mãos operando uma furadeira em uma coluna de metal

Furadeira

Basicamente as furadeiras servem para criar furos em paredes, diversas superfícies e outros materiais. Esse furos podem ser usados para fixar prateleiras ou pendurar cortinas e quadros, por exemplo.

No mercado existem diversos modelos, porém as mais conhecidas são os modelos: a Hobbie (amadora) e a Profissional, sendo que as desta última categoria os profissionais preferem as máquinas de voltagem 220v, por serem mais potentes e mais eficientes para as altas cargas de trabalho.

Dica: Sempre segure a ferramenta em um ângulo reto e com firmeza, usá-la de forma inclinada pode quebrar a broca ou até mesmo ocasionar um acidente.

imagem de uma mão operando uma parafusadeira em viga de madeira

Parafusadeira

Desenvolvidas para parafusar e desparafusar com enorme rapidez e facilidade, são extremamente úteis para a montagem e desmontagem de móveis, assim como de outros tipos de equipamentos.

As parafusadeiras de 3,5 volts são indicadas para serviços pequenos como apertar caixa de tomada e fazer manutenção de teclados de computadores. As de 4,8 volts, um pouco mais potentes, são ideais para consertos de eletrodomésticos e parafusamento de até 6mm. As de 9,6 volts podem ser aplicadas em madeira e metal e pedem brocas de 10 mm e parafusos de 8 mm. Já os modelos de 12 volts proporcionam ótimos resultados em madeira, metal, alvenaria e drywall (material feito de gesso, coberto por fibra de vidro ou papel pesado, utilizados na construção para dividir ambientes).

No mercado ainda é possível encontrar as furadeiras-parafusadeiras, que nada mais é que um equipamento multifuncional que desempenha as atividades dos dois equipamentos: parafusa, desparafusa e perfura como por exemplo o modelo GSB 180-LI da Bosch.



Dica: Independente da sua escolha, sempre use seus equipamentos de proteção individual e assim como a furadeira, segure a ferramenta em um ângulo reto e com firmeza evitando que a ponteira/broca quebre e possíveis acidentes.

Esperamos que você tenha gostado das dicas! Para essas e muito mais, nos sigam nas redes sociais e acompanhem o nosso blog. Para colocar a mão na massa, nosso catálogo tem diversos equipamentos para locação.

Siga-nos

VAMOS CONSTRUIR ALGO JUNTOS!